quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Início do Romantismo

1. INÍCIO

O Romantismo teve início no Brasil por meio da poesia (Suspiros Poéticos e Saudades, 1836, Gonçalves de Magalhães). A prosa, entendida aqui como romance, novela, conto e teatro, veio depois, em duas datas importantes: 

a) 1843 – publicação do romance O Filho do Pescador, de Teixeira e Sousa. 

b) 1844 – publicação do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo

2. CARACTERÍSTICAS DO ROMANCE ROMÂNTICO 

a) Detalhes de costumes e de cor local, ou seja, certa fidelidade na descrição de lugares, cenas, fatos, usos e costumes da época em que a história é narrada. 

b) Comunhão entre a natureza e os sentimentos das personagens. 

c) Triunfo do bem sobre o mal. Nas histórias românticas, os vilões são castigados, ora com a morte, ora com a prisão, com intenção moralizante. 

d) Linearidade das personagens, isto é, sem profundidade psicológica, sobressaindo-se a preocupação com os caracteres exteriores: estatura, cor dos olhos, cor dos cabelos, roupas, etc. 

3. MODALIDADES 

a) ROMANCE URBANO 
Também chamado de citadino ou de costumes. O autor explora situações, conflitos e convenções sociais típicos da cidade. O Rio de janeiro, por ser o centro cultural do Brasil na época, é a cidade mais retratada nos romances românticos. Os três autores que merecem destaque nessa modalidade de romance são: Joaquim M. de Macedo, José de Alencar e Manuel A. de Almeida. 

b) ROMANCE INDIANISTA 

Narrativa preocupada com usos, costumes, tradições do índio brasileiro, com o intuito de transformá-lo em herói. Os romances visam à criação de heróis nacionais, míticos, lendários, tomados como símbolos de elementos formado-res da nacionalidade. Só um romancista explorou esta modalidade: José de Alencar. 

c) ROMANCE REGIONALISTA 

Também chamado de sertanejo ou rural. Começou em 1869, com o romance O Ermitão de Muquém, de Bernardo Guimarães. Explora as paisagens e os costumes das ilhas culturais brasileiras: o Nordeste, o Pampa Gaúcho, o Pantanal Mato-grossense, o Sertão de Minas e de Goiás. Nesta modalidade de romance, merecem destaque: Bernardo Guimarães, José de Alencar, Visconde de Taunay e Franklin Távora. 

d) ROMANCE HISTÓRICO 
O assunto é fornecido pelo passado histórico, de preferência remoto ou lendário, de modo a permitir a idealização. O compromisso do romancista com a História limita-se à reconstituição do clima da época, à fidelidade aos hábitos e aos costumes. No Brasil, só José de Alencar explorou esta temática.

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